:::
Geral
24/05/2022

Paulo Dantas inaugura Centro de Formação que vai beneficiar mais de 3 mil pessoas no Vergel do Lago


Por: Rafael Maynart / Agência Alagoas

Espaço é fruto de Termo de Fomento firmado entre a Seades e a Comunidade Espírita Nosso Lar


O governador Paulo Dantas e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Manuella Farias, inauguraram, nesta segunda-feira (23), o Centro de Formação e Inclusão Social Irmã Blandina, no bairro do Vergel, em Maceió. O local irá proporcionar de forma positiva e igualitária o fortalecimento do vínculo familiar e o desenvolvimento das crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social da comunidade Sururu de Capote.

Paulo Dantas destacou a importância de parcerias firmadas com instituições para proporcionar a inclusão social nas comunidades carentes. O Centro é fruto da assinatura do Termo de Fomento, firmado entre o Governo de Alagoas – por meio da Seades - e a Comunidade Espírita Nosso Lar.

“São essas parcerias que fortalecem o trabalho de inclusão social nas comunidades em situação de vulnerabilidade no Estado. As mais de 3 mil pessoas que passarão a ser atendidas terão vários serviços sociais à disposição, inclusive cursos preparatórios para o Enem e também cursos técnicos profissionalizantes, para aqueles que buscam novas fontes de renda”, destacou.

O Centro de Formação deve atender, aproximadamente, 600 famílias, o que corresponde a mais de 3 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, que residem na comunidade Sururu de Capote. Serão assistidas crianças na primeira infância, adolescentes e os pais do público infantil-juvenil, que receberão capacitação profissional no local.

A secretária Manuelle Farias ressaltou que a obra foi realizada com investimentos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecop), gerando cerca de 50 empregos diretos.

“Foram investidos mais de R$ 2 milhões nesta obra, com a geração de 50 empregos diretos. E todos os profissionais contratados residem aqui na região. É um espaço que vai ofertar inúmeras oportunidades para as famílias da comunidade Sururu de Capote, levando mais desenvolvimento social, mais inclusão e assistência para quem mais precisa”, disse a secretária.

O diretor-presidente da Comunidade Espírita Nosso Lar, Vyctor José, instituição que administrará o Centro de Formação, agradeceu o apoio do Governo de Alagoas, acrescentando que a instituição buscará ofertar o melhor para os moradores da região.

“Essa parceria com o Governo de Alagoas só traz benefícios para a nossa comunidade. O acolhimento que essas famílias terão será importante para o desenvolvimento espiritual de cada uma delas”, disse.

Estrutura do Centro

O Centro de Formação e Inclusão Social Irmã Blandina conta com 13 salas de aula, biblioteca, jardim e espaço de convivência. O local conta ainda com três pavimentos, reaproveitamento de água pluvial e captação de energia solar. Toda a sua mureta é feita por mil blocos compostos da mistura de cascas de sururu e cimento, uma referência à cultura da região.

O espaço acolhe crianças na creche de até três anos de idade em tempo integral garantindo a alimentação de café da manhã, almoço, lanches e jantar enquanto suas mães estão trabalhando. A previsão é de atender crianças de até 10 anos.

O espaço oferta ainda cursos de Inglês, esporte, estudos preparatórios para o Enem, evangelização, acompanhamento de saúde, cursos para gestantes, além de atendimentos odontológico, psicológico e psiquiátrico. A população também é assistida com cestas básicas doadas por voluntários e distribuição diária de sopa para pessoas em situação de rua. Hoje, sete idosos são acolhidos permanentemente pela instituição.

A inauguração do Centro de Formação Irmã Blandina contou também com a presença do desembargador Tutmés Airan; do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto;  do deputado federal Severino Pessoa; da vereadora de Maceió Gaby Ronalsa; da ex-secretária da Seades, Fabiana Pessoa, e do ex-secretário de Educação, Rafael Brito.

por Rafael Maynart / Agência Alagoas
Foto: Marco Antônio

 


Anteriores
1 até 30 de 5152
  Próximo »  

ASSISTA AO VIVO
Assista ao vivo
PUBLICIDADE

pmpa1
Abuso
pmpa2
Delmiro FM
AL EMPREGO
AL CRIA
AL HOSPITAL
AL SEGURANÇA
AL AGUA
AL UPA
AL ESCOLA 10
AL OBRA
Todos os direitos reservados - 2016