:::
Geral
08/01/2022

Renan Filho defende esforço conjunto e concentrado para avançar com vacinação contra Covid em AL


Por: Severino Carvalho


O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, se reuniram na noite de quinta-feira (6), por meio de videoconferência, com mais de 60 prefeitos alagoanos. O chefe do Executivo estadual conclamou os gestores municipais a fazerem um esforço “conjunto e concentrado” no sentido de avançar com a vacinação conta a Covid-19, diante do aumento do número de casos do novo coronavírus.

“Temos de fortalecer a vacinação. É fazermos um esforço coletivo, conjunto, concentrado. Na próxima semana, eu mesmo vou às cidades para acompanhar as campanhas e os esforços concentrados de vacinação”, assegurou Renan Filho.

A reunião virtual foi convocada para apresentar os números epidemiológicos do Estado, que apontam para uma crescente de casos de Covid e de Influenza, bem como informar as ações tomadas pelo Governo do Estado para o contingenciamento.

Dentre as medidas anunciadas pelo govenador estão a instalação de mais 169 leitos, a liberação de 150 mil testes rápidos de antígenos, a instalação de quatro centrais especializadas em atendimento de síndromes gripais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) construídas e administradas pelo Governo de Alagoas, em Maceió; e a disponibilização de 30 ambulâncias para o transporte sanitário de pacientes.

Dentro desse esforço concentrado, Renan Filho anunciou, ainda, outras medidas que vão reforçar a atuação da rede pública estadual, a exemplo da abertura, em sua plenitude, do Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia; a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Chã da Jaqueira, a sétima construída em Maceió; e do Hospital da Criança.

Sobre a realização de eventos, o governador recordou que as festas públicas foram canceladas e que estuda a situação dos eventos privados.

“Ao longo dos próximos dias, vamos fazer uma avaliação mais profunda para tomar uma decisão do Estado com relação a todos esses eventos. O cenário agora é um pouco diferente do que foi no ano passado por conta da vacinação, então a principal saída é a vacinação”, sustentou.

O secretário Alexandre Ayres aproveitou a videoconferência para pedir aos prefeitos que convoquem seus secretários municipais de saúde a participar da reunião virtual marcada para a próxima segunda-feira (10).

“Na videoconferência, vamos traçar duas estratégias: de como podemos avançar na vacinação dos nossos adultos, principalmente nos municípios que estão muito atrasados; e a vacinação das nossas crianças. A meta estabelecida pelo governador Renan Filho é que, a partir da chegada das vacinas em Alagoas, em 20 dias a gente vacine 100% das crianças alagoanas. É uma meta ousada, mas, com articulação, a gente tem condição de cumpri-la”, defendeu Ayres.

Presente à videoconferência, ao lado do governador e do secretário da Saúde, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, reforçou a necessidade de avançar com a vacinação contra a Covid.

“Vamos juntos, de mãos dadas, acelerar a vacinação para que a gente possa, o quanto antes, fazer o complemento do ciclo vacinal, aplicar a dose de reforço e estancar o número de internamentos e de mortes no Estado de Alagoas”, disse Wanderley.

por Severino Carvalho
Foto: Márcio Ferreira


Anteriores
1 até 30 de 4846
  Próximo »  

ASSISTA AO VIVO
Assista ao vivo
PUBLICIDADE

Abuso
Delmiro AM
Delmiro FM
Tierry
banner 2
Banner 3
Todos os direitos reservados - 2016