:::
Política
09/07/2021

Bacelar pressiona MEC para que Ebserh assuma gestão de hospital de Paulo Afonso


Por: Crédito: Robert Alves

Preocupado com o impasse na gestão do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), localizado no município de Paulo Afonso (BA), o deputado Bacelar (Podemos/BA) pressionou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para que a unidade de saúde seja transformada, o quanto antes, em Hospital Universitário.  

“Os hospitais universitários são essenciais para milhares de brasileiros, principalmente, para aqueles que dependem da saúde pública. Temos que garantir a qualidade no atendimento e no aprendizado dos alunos dos cursos de medicina. A Universidade do Vale do São Francisco quer transformar Paulo Afonso em um centro educacional de medicina.”

O parlamentar baiano denunciou ao ministro, durante audiência pública realizada pela comissão de Educação nesta quarta-feira (7/7), que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), não cumpriu o Termo de Compromisso assinado em 2015 e renovado em 2018, no qual se compromete em gerir o HNAS. O motivo seria falta de verbas.  “Precisamos que alguém assuma HNAS. O hospital atende 23 municípios, 500 mil pessoas e pacientes da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas.” completou.

Milton Ribeiro, que completa um ano no cargo no próximo sábado (10), respondeu Bacelar em um tom vulnerável ao dizer que “nunca imaginou que o MEC seria responsável pela área de saúde”. Ele também defendeu a Ebserh e informou que a empresa não possui recursos para incorporar mais unidades de saúde.

“Quando aceitei o cargo, não imaginava que teria que administrar 50 unidades de saúde, 40 deles da Ebserh. Fiquei assustado. Um hospital com 100 leitos custa, em média, R$ 100 milhões ao ano para empresa. Não temos esse dinheiro. É caro. Por isso, todos querem passar a responsabilidade para o Governo Federal ``, pontuou.

Bacelar criticou o governo federal ao ressaltar que o MEC nunca demonstrou interesse pela Ebserh.  “Nem um ministro da Educação olhou para Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares como deveria. É um órgão que parece estar abandonado. Peço que o ministro se dedique mais à Ebserh” conclamou.

Ebserh
Atualmente, a Ebserh é responsável por gerir 40 hospitais universitários do país. O órgão, vinculado ao Ministério da Educação, tem como objetivo melhorar o atendimento à população e garantir que os alunos dos cursos de saúde das universidades federais tenham a formação adequada. Normalmente, até os atendimentos de saúde dos hospitais da Rede Ebserh/MEC são de alta e média complexidade, ou seja, aqueles procedimentos que não podem ser feitos em uma Unidade Básica de Saúde, por exemplo, justamente por serem mais complexos.

Crédito: Robert Alves


Anteriores
1 até 30 de 204
  Próximo »  

ASSISTA AO VIVO
Assista ao vivo
PUBLICIDADE

Abuso
Delmiro AM
Delmiro FM
Anuncio
banner 2
Banner 3
Todos os direitos reservados - 2016