:::
Geral
14/03/2019

Obras da Prefeitura de Paulo Afonso contemplam diversos bairros e setores


Por: ASCOM



São ações nas áreas da saúde, educação, turismo, lazer e infraestrutura, levando melhorias para  comunidade

Urbanizações, escolas, pavimentação e espaços para lazer fazem parte das obras que estão em andamento pela Prefeitura de Paulo Afonso. Elas são executadas através da Secretaria de Infraestrutura e contemplam vários barros do município.

Na região da Fazenda Chesf, foi iniciada a segunda etapa da pavimentação asfáltica. Ao todo, são mais de 85 mil metros quadrados, distribuídos pelas vias do bairro e na região do Detran, Clube Paulo Afonso (CPA), Clube dos Velhinhos, Monumento Obelisco e Capuxú.

A segunda parte de urbanização do Balneário vai contemplar os pauloafonsinos com uma pista de caminhada, estacionamento para carros, letreiro para selfie, estrutura moderna e iluminação em LED, economicamente mais viável e com custo menor. A primeira etapa foi concluída em 2018, com a construção de uma praça no entorno do monumento O Touro e a Sucuri.

“Nesta obra foi necessário uma complementação, para fazer uma alvenaria de pedra, no entorno do Balneário e as duas seguem com as atividades. Nossa expectativa é entregar o espaço à comunidade nas comemorações do aniversário da cidade, no mês de julho”, pontua o secretário de Infraestrutura, Wilson Pereira.

No bairro Clériston Andrade, está sendo implantando o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), mais conhecido com Vila Olímpica. Wilson fala sobre o andamento da obra. “A parte estrutural da obra está praticamente concluída. Em seguida, vai ser iniciada a parte de estrutura metálica, cobertura, entre outras especificações”, acrescenta.

O Ceasinha, no centro da cidade, também está passando pelo processo de requalificação. A obra no local, que vende frutas e legumes, faz parte da modernização dos espaços públicos de comércio. O espaço está passando por melhorias na parte elétrica, hidráulica, iluminação, pintura, fachada e no teto. Para que os feirantes não deixem de comercializar os seus produtos durante a reforma, eles foram direcionados ao prédio da antiga loja Cinderela, que fica em frente ao local.

 

Saúde

Na Saúde, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que está sendo erguida no Hospital Municipal Aroldo Ferreira, vai contemplar o município com 10 leitos. “A obra está bem avançada e dentro do prazo. Um compromisso firmado pelo Governo da Bahia e que conta com total apoio da gestão municipal”, acrescenta Wilson.

Outra obra que está sendo construída é a Policlínica, que tem contrapartida e participação direta do município, tanto no processo de licitação, bem como no da construção.

O projeto dispõe de salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, além de sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico.

Educação

No bairro Marina França, a gestão municipal vai construir uma escola modelo da rede municipal. A obra, que está prevista para ser executada em um ano, vai atender a demanda de alunos do complexo do Bairro Tancredo Neves.

O investimento gira em torno de 10 milhões, entre recursos próprios e federais, que são oriundos do Plano de Ações Articuladas (PAR), vinculado ao Ministério da Educação. A escola vai contar com 12 salas modernas, atendendo alunos do 1º ao 9º do ensino fundamental.

Outras escolas da rede estão sendo requalificadas e ampliadas. Na comunidade do Moxotó, a Escola Guiomar Pereira vai ganhar cinco novas salas, dois depósitos e construção de uma nova cozinha. O prédio está sendo adequado para receber sistema de climatização. A cantina, local onde é servido a refeição dos alunos está sendo reformulada, para garantir mais espaço e conforto.

Para formação do aluno é preciso de um conjunto de ações integradas. Com isso, a unidade de ensino Raimundo Toledo, situada no Bairro dos Rodoviários também está sendo reestruturada. O prédio vai ganhar duas novas salas, auditório, espaço multiuso, cantina, sala de higienização, preparo de alimentos, ampliação da cantina, sala para funcionários, depósito e reforma na estrutura do prédio.

A participação da família no processo de aprendizagem é de fundamental importância durante o ano letivo. No Bairro Centenário, a Escola São Vicente de Paulo vai passar por reforma e ampliação. Na unidade de ensino, várias serão as mudanças na parte estrutural do prédio.

O calendário de ampliação, requalificação e reestruturação das escolas também chega à área rural. Os alunos da comunidade do Tigre, da Escola Amâncio Pereira, também vão ganhar novas salas, reparos na pintura, parte elétrica e banheiros. A obra vai garantir mais oportunidades de conhecimento e saber.

 

Urbanização

No Bairro dos Rodoviários, já foi iniciada a construção da nova praça que terá academia da melhor idade, playground, mesas em concreto com jogos de dama, bancos com assento em granito, espaço multiuso, rampas de acessibilidade, piso intertravado, modernas luminárias de LED e estacionamento para carros e motos. Além da praça, a quadra poliesportiva do bairro será requalificada, atendendo a pedidos dos praticantes de esportes.

No Bairro Tancredo Neves, áreas que não são utilizadas estão sendo transformadas em espaços de lazer. As obras, realizadas pela Administração do Bairro Tancredo Neves, têm como objetivo principal ofertar mais qualidade de vida para os moradores das localidades. De acordo com o administrador do bairro, Luiz Humberto, esses locais geralmente estão situados em entroncamentos de ruas e acabam se transformando em depósitos de lixo e entulho, deixando ambiente feio e propício para a proliferação de insetos. Ele enfatiza que o projeto incentiva a socialização das pessoas "As praças têm a finalidade principal de congregar e socializar as pessoas e, pensando nisso, realizamos um levantamento desses locais públicos que não estão sendo utilizados, e que serve para acúmulo de lixo e restos de material de construção, e estamos transformando em espaços de lazer para a comunidade. O que estamos ofertando com essas obras é a melhoria qualidade de vida", ressalta Luiz.

 Ele explica que, além de piso intertravado e banquinhos, os locais ganham ainda academias da saúde. "Em todos esses espaços estamos implantando as academias da saúde para estimular a prática da atividade física, tanto para jovens como para o público da melhor idade. Esperamos que as pessoas utilizem da melhor forma possível".                                                

 


Anteriores
1 até 30 de 1143
  Próximo »  

ASSISTA AO VIVO
PUBLICIDADE

Divulgue sua marca aqui
Nosso foco é o seu crescimento, sua empresa
Sua marca aqui
Venha crescer com a gente
Aparaça aqui, divulgue sua marca. vem com a gente
sua marca aqui
Sua marca aqui
Novos PMS
PMPA DIA DA MULHER
PMPA DIA DA MULHER
Novos PMS
Alpha
Todos os direitos reservados - 2016