:::
Esporte
07/06/2018

Governador propõe discussão para ampliar Bolsa Atleta


Por:  Texto de Severino Carvalho
Foto: Márcio Ferreira
Kits esportivos foram entregues durante solenidade de assinatura dos contratos do Bolsa Atleta Alago
Kits esportivos foram entregues durante solenidade de assinatura dos contratos do Bolsa Atleta Alago
Foto: Márcio Ferreira

Foto: Márcio Ferreira

Programa contemplou 20 esportistas que receberam kits durante solenidade no Palácio República dos Palmares

O governador Renan Filho propôs, na manhã desta quarta-feira (6), durante solenidade no Palácio República dos Palmares, promover com as federações e esportistas alagoanos uma ampla discussão com objetivo de ampliar o Bolsa Atleta. Durante a cerimônia, ele e a secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, assinaram os contratos dos 20 selecionados pelo Programa estadual.

“Vamos fazer uma ampla discussão para ampliar o Bolsa Atleta. A ideia é criar categorias, de maneira que a gente tenha bolsas intermediárias”, propôs Renan Filho. Os contemplados pelo Bolsa Atleta Alagoas nesta quarta-feira passam a receber apoio financeiro de um salário mínimo durante 12 meses.

“O Bolsa Atleta busca dar condições materiais para que os esportistas alagoanos possam treinar, se preparar melhor e buscar com isso melhores resultados. Trata-se de um estímulo que o Governo do Estado dá para o atleta de alto rendimento”, acrescentou o governador.

Ainda durante a solenidade, foram entregues kits esportivos aos atletas selecionados pelo Programa estadual. “O Bolsa Atleta é uma política de incentivo para os atletas alagoanos. Trata-se do fechamento de um ciclo da cadeia esportiva . O Programa beneficia desde a base à nata do esporte alagoano”, explicou Claudia Petuba.

O estudante de Roteiro, Carlos Daniel dos Santos Silva, 17 anos, pratica Karatê, estilo Shotokan. Ele foi um dos 20 selecionados pelo Programa Bolsa Atleta Alagoas. “A Bolsa é muito importante porque não só vai nos ajudar a manter os treinamentos como também servir de incentivo para que continuemos focados em nossas competições. O incentivo financeiro nos ajuda, ainda, na aquisição de material esportivo de qualidade”, contou Carlos Daniel.

“Esse incentivo é muito importante para que a gente se mantenha motivado para buscar nossos sonhos. Ser reconhecida pelo Estado é muito bom”, acrescentou Maria Eduarda Arakaki, 14, atleta de Ginástica Rítmica.  Ela é aluna do 1 ano do Colégio Marista Maceió.

Duda, como é conhecida, treina desde os 5 anos de idade e já participou de eventos internacionais, como: Marine Graces, na Bulgária; Pan-Americano 2018 e AGN Cup 2018, realizado em Portugal, além de eventos nacionais, a exemplo do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica e Jogos Escolares 2017.

Esse ano, Duda foi classificada como a única brasileira a representar o país nos jogos Olímpicos da Juventude, que será realizado em Outubro em Buenos Aires, na Argentina. Em setembro, a atleta representará o Brasil no Sul-americano, na Colômbia. “Eu quero muito ir às Olimpíadas de Tókio em 2020”, projeta.

A seleção dos atletas para o Programa foi feita por uma comissão da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), que avaliou os currículos esportivos, classificados de acordo com as suas colocações, níveis de competições e convocações para as seleções respectivas.

Renan Filho observou que a criação da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude deu novo fôlego às ações da pasta, que antes era atrelada à Secretaria de Educação. Ao final da solenidade, realizada no Auditório Aqualtune, ele lançou um desafio à secretária Claudia Petuba.

“Construa um plano ambicioso e alcançável para que a gente possa, de agora em diante, com os novos equipamentos esportivos, em parceria com a Secretaria de Educação e as outras áreas, fortalecer ainda mais o esporte de Alagoas”, disse o governador.

Prestigiaram a solenidade: o presidente da Federação Alagoana de Beach Soccer, Renato Cardoso; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Nilson Gama; o presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas, Jorge Lins; o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), João Ferreira de Lima; o deputado estadual Isnaldo Bulhões, a tenista Marina Tavares; dentre outros convidados. 


Anteriores
1 até 30 de 82
  Próximo »  

ASSISTA AO VIVO
PUBLICIDADE

Nosso foco é o seu crescimento, sua empresa
Divulgue sua marca aqui
Sua marca aqui
Venha crescer com a gente
Aparaça aqui, divulgue sua marca. vem com a gente
Sua marca aqui
sua marca aqui
PMPA DIA DA MULHER
Novos PMS
PMPA DIA DA MULHER
Novos PMS
Alpha
Todos os direitos reservados - 2016